quarta-feira, 12 de maio de 2010

DIA DO ASSISTENTE SOCIAL

15 DE MAIO: DIA DO ASSISTENTE SOCIAL|

O mês de maio traz data muito especial para os ASSISTENTES SOCIAIS: o dia 15, quando se comemora o seu dia e marca a profissão desde o seu nascimento.

Em 15 de maio de 1891, o Papa Leão XIII publicava a Encíclica "Rerum Novarum", apresentando ao mundo católico os fundamentos e as diretrizes da Doutrina Social da Igreja. Era a primeira Encíclica Social já escrita por um Papa e arcava o posicionamento da Igreja frente aos Graves problemas sociais que dominavam as sociedades européias.

Para os assistentes sociais europeus, a Encíclica publicada naquele dia 15 de maio, trazia um conteúdo muito especial. Atônitos, frente à complexidade dos problemas existentes e teoricamente fragilizados em conseqüência de sua formação ainda bastante precária, aqueles profissionais assumiam o documento e os ensinamentos ali contidos, como base fundamental de seu trabalho. E, desse modo, aproximavam-se - cada vez mais - da Igreja Católica européia que, por sua vez, assumia, progressivamente, a sua liderança sobre o enfoque das práticas sociais daqueles profissionais.

FONTE: BLOG DO CAPOTE